Como as Compras Coletivas podem ajudar a sua loja virtual


O negócio de compras coletivas está bombando no Brasil. Mais de 10 milhões de pessoas já compraram cupons nos sites de Compras Coletivas em apenas 1 ano. Somente em janeiro de 2011 os seis principais players de compras coletivas no Brasil venderam mais de 1 milhão de cupons no país. São mais de 1.500 web sites em atividade, milhares de novas ofertas todos os dias.

O sucesso avassalador do negócio de compras coletivas não é uma moda passageira. É um modelo de negócio que veio para ficar e resolver um problema histórico do mundo do comércio eletrônico: a falta de espaço nas prateleiras da sua loja virtual para promover a imensa quantidade de itens semi-novos que você possui em seu catálogo de produtos.

A primeira vista os web sites de compras coletivas parecem excelentes ferramentas de marketing para comunicar grandes promoções e ofertas; mas, se você olhar de perto, vai perceber que a grande sacada dos sites de compras coletivas é oferecer um espaço matador para o comércio expor bons produtos e serviços que não tiveram tempo suficiente de exposição na prateleira.

Eu acredito que toda operação de comércio eletrônico deve olhar com carinho o negócio de compras coletivas e considerar seriamente a inclusão de algumas das suas funcionalidades na sua loja virtual.

Aqui vão algumas idéias:
1. A Criação do seu próprio Clube de Compras Coletivas

Por que entrar na fila de espera para promover a sua oferta em um grande clube de compras quando você pode criar o seu próprio clube de compras integrado a sua loja virtual? Com um clube próprio você pode criar e promover ofertas diariamente, integrar facilmente os cupons com a sua loja virtual, e amarrar a interface do clube com a sua própria identidade. Tecnologia existe, está disponível, e você deveria incluir no topo da sua lista de customizações.

2. Pré-Venda 2.0

Quando você coloca um novo produto para pré-venda na sua loja virtual, centenas ou milhares de clientes se inscrevem para comprá-lo. Entretanto, em média 70% desses clientes realmente confirmam suas compras quando o produto se encontra disponível para venda. O mecanismo das ofertas do clube de compras coletivas é uma espécie de Pré-Venda 2.0, onde o lojista pode utilizar o seu clube de compras para promover produtos que ele mesmo não sabe qual é o tamanho da sua demanda. Uma vez que as ofertas dos produtos só são validadas quando um número mínimo de vendas é atingido, o lojista consegue ter 100% de acuracidade nas vendas para fazer o seu planejamento de compras.

3. Oferta de Combos de produtos da loja com serviços de terceiros

Muitas vezes uma grande idéia de combo de produtos morre na sala de reunião porque a loja não tem interesse em comercializar um determinado serviço de terceiros que tem uma convergência bacana com um determinado produto vendido pela loja. É ai que entra o Clube de Compras que pode funcionar como uma excelente ferramenta de experimentação de novos produtos, serviços, fornecedores e ofertas.

4. Negociações Exclusivas com Fornecedores

Os seus fornecedores estão cheios de produtos sensacionais parados nos seus estoques por falta de espaço na prateleira do varejo. Com o clube de compras você poderia criar juntamente com o seu fornecedor ofertas matadoras de produtos que você ainda não tem em estoque, e vendê-los no formato de cupons antes mesmo de recebe-los.

5. Você decide quem leva cupom para casa

Com um clube de compras na mão, você poderia inverter o processo de emissão e distribuição de cupons. Você poderia emitir cupons para quem você quiser Você poderia distribuir cupons, por exemplo, para clientes que visitam uma determinada página de produto na sua loja virtual, ou curtem a página da sua empresa na Facebook, ou clicam em um determinado banner do seu e-mail marketing, ou mesmo para grupos de clientes de uma determinada localidade. As possibilidades são ilimitadas.

6. O free está na moda

Os sites de compras coletivas, os mecanismos de comparação, a sofisticação sempre crescente dos mecanismos de busca são algumas das tendências que somadas estão levando o cliente a trocar a fidelidade por marcas famosas pela fidelidade por preços. Os clientes de hoje estão procurando por cupons, ofertas, descontos, incentivos e frete grátis. Cresce todos os dias o número de clientes comprando em diferentes marcas em diferentes lojas. Ainda que esses diferenciais sempre estiveram presentes no comércio eletrônico, percebe-se que hoje mais de 50% dos clientes realmente valorizam essas iniciativas. Nos EUA, por exemplo, 70% dos consumidores americanos simplesmente não pagam fretes superiores a 4 dólares.

7. O Comércio Eletrônico se tornou viral

Com as compras coletivas, o comércio eletrônico finalmente se tornou um evento viral. Os clientes que compram em clubes de compras ajudam a loja virtual a espalhar a notícia da oferta para que eles mesmo possam desfrutar o mais rápido possível do desconto e produto desejado. Se você acredita em marketing viral, você tem que levantar as suas ofertas de compras coletivas imediatamente. Segundo estudos feitos pelos maiores sites de compras coletivas do país, o Brasil é o país com a maior taxa de recomendação de ofertas de uma pessoa para outra.

8. Do Online para o Offline

Os clubes de compras são ferramentas perfeitas para te ajudar a tirar clientes da frente do computador para a sua loja física e te ajudar a sofisticar ainda mais a sua integração multicanal. O objetivo final, é claro, é utilizar o seu clube de compras para aumentar as vendas do seu comércio eletrônico, porém, porque não ajudar as próprias lojas físicas a colocar produtos para fora, e reforçar a fidelização de clientes?

O modelo de Clube de Compras veio para ficar. Se bem utilizado pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para a sua loja virtual transformar o seu comércio eletrônico em uma atividade ainda mais viral, social, exclusiva e interativa.

Fonte: Blog da Ikeda

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em agosto 17, 2011, em compras coletivas, e-commerce, e-marketing. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Reinaldo Caraveno

    Compartilhando uma dica muito legal para empreendedores como eu. O blog da Betalabs: blog.betalabs.com.br

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