Mercadólogo, o que é?


Marketeiro, não! Mercadólogo. É assim que devem ser chamados os profissionais de marketing. A confusão começou quando publicitários, como Duda Mendonça, assumiram campanhas políticas e se destacaram no cenário nacional com esse nome.
“Marketeiro é um jargão popular, usado muito mais para denegrir do que para construir, já que se entende por aquele que vende a imagem de alguma coisa, que nem sempre é real”, explica Maria Ângela Costa, coordenadora do MBA em marketing da Universidade Salvador (Unifacs).
E a distorção não pára por aí. Os mercadólogos são confundidos não só com publicitários, mas, também, com administradores. “O marketing tem tudo a ver com administração de empresas, só que é, na minha opinião, um curso mais dinâmico, voltado pra uma realidade de mercado mais atual”, afirma o mercadólogo e empresário Bruno Calado, que possui uma loja de artigos para decoração de aniversários infantis.
Para Calado, essa confusão poderia ser desfeita com a criação de um conselho profissional. “Minha própria família me confundia muito com publicitário no começo do meu curso. Essa é uma idéia enraizada na cabeça das pessoas. Eu acredito que só quando os profissionais de marketing criarem o seu próprio conselho, como administração e outras profissões já o têm, a coisa vai começar a melhorar”, diz.
GESTÃO – O mercadólogo deve auxiliar na gestão da empresa, desenvolver o planejamento estratégico e cuidar para que ele seja cumprido. Além disso, tem a função de gerenciar vendas e delinear os objetivos da comunicação, encaminhando as demandas à agência de publicidade, para desenvolvimento das campanhas.
O perfil de um bom mercadólogo é caracterizado por habilidades em comunicação, persuasão, liderança e capacidade de trabalhar em equipe. Ele deve aliar o conhecimento teórico com a vivência prática. Além disso, é interessante que o mercadólogo tenha noções básicas de programas de informática como Corel Draw e Photoshop, para interagir melhor com a área de publicidade da empresa.
“Acho bom que o profissional de marketing tenha essa noção para poder opinar com mais objetividade junto aos profissionais de criação publicitária. Mas o que acontece é que, na maioria das vezes, quando as empresas solicitam profissionais que trabalhem com essas ferramentas, elas estão querendo na verdade um publicitário. E, por acharem que marketing e publicidade são quase a mesma coisa, acabam incorrendo neste erro, que não é raro na Bahia”, argumenta Calado.
O campo de trabalho para o mercadólogo é amplo, porém pouco definido. Segundo Costa, as grandes empresas sempre dispõem de áreas específicas de marketing que empregam grande parte dos profissionais desta área no Brasil.
Mas, as empresas de médio e pequeno porte geralmente não possuem um setor específico. “No exterior é bem diferente. As pessoas conhecem o trabalho de um mercadólogo e, por isso, existe maior facilidade em encontrar o seu lugar no mercado”, diz Calado.
GANHO – No Brasil, a profissão ainda não possui um piso salarial estipulado. “Como é uma função considerada, muitas vezes, crucial dentro das organizações, estes profissionais podem chegar a rendimentos bastante elevados como diretores de marketing, que chegam a ter salários superiores a R$ 20 mil. Mas o salário mínimo inicial está em torno de R$ 1.500”, explica Costa.
Em Salvador, apenas uma instituição, o Centro Universitário FIB, oferece um curso de graduação voltado exclusivamente ao marketing. A Unifacs – Universidade Salvador disponibiliza o curso comunicação e marketing, que tem o objetivo de formar profissionais capazes de entender os mecanismos financeiros e operacionais de uma empresa, além de lidar com textos jornalísticos e aprovação de campanhas publicitárias.
Para incrementar o currículo, o mercadólogo pode investir em pós-graduação, participar de cursos sobre temas relacionados à área e frenqüentar eventos como seminários e palestras. Além disso, deve reforçar seu conhecimento lendo textos técnicos e cases, que lhe servirão como exemplos.
“É uma profissão apaixonante. Pra quem tem o perfil de liderança, acho que é uma excelente escolha. Mas, como em qualquer outra profissão no Brasil atual, não é fácil encontrar uma boa colocação no mercado. Para isso, tem que se dedicar e mostrar que é realmente bom, através de muito trabalho”, conclui Calado.
Onde estudar
Graduação:
Centro Universitário FIBCurso: marketingTel.: (71) 2107-8100
Unifacs – Universidade SalvadorCurso: comunicação e marketingTel.: (71) 3206-6760
Pós-Graduação:
Faculdades Jorge AmadoCurso: especialização em marketing de Varejo; comunicação e marketing político; e marketing ecomunicação promocional.Tel.: (71) 3206-8080
Centro Universitário FIBCurso: MBA – gestão empresarial, marketing e Gestão de PessoasTel.: (71) 2107-8100
FTE – Faculdade de Tecnologia EmpresarialCurso: MBA executivo em marketing corporativoTel.: (71) 2106-3999
Ucsal – Universidade Católica do SalvadorCurso: especialização em marketing político e MBA em marketing e gestão de serviçosTel.: (71) 3334-4051
FTC – Faculdade de Tecnologia e CiênciasCurso: marketing de relacionamento – CRMTel.: (71) 3350-1500
Unifacs – Universidade SalvadorCurso: MBA em marketingTel.: (71) 3206-6760
Faculdade Ruy BarbosaCurso: MBA em marketing estratégicoTel.: (71) 3205-1700

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em fevereiro 11, 2011, em educação, marketing. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Jéssica Maldonado

    Muito bom este texto, nos abre novos horizontes de pensamentos… adorei!

  1. Pingback: 05/02/2013 – Aula Magna ← Marketing

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: