Vitrine sensacional


O consumidor não quer mais entrar em uma loja, falar com o atendente e provar um produto. Agora, espera viver experiências interativas. Quer tocar na vitrine e ver holografias, torpedos, vídeos e tudo sobre o que a marca tem a oferecer. Pisar no chão e interferir no ambiente. Entrar no provador e se sentir único. Se toda essa tecnologia digital estimular os cinco sentidos, melhor ainda. Vários estudos e pesquisas mostram como visão, audição, olfato e paladar influenciam o comportamento de compra (veja o quadro abaixo). Os equipamentos e estratégias que mostramos a seguir podem acalmar e distrair um cliente impaciente com a demora. Ou instigá-lo a investir em produtos que ele, de início, não compraria. Estão se tornando populares nos Estados Unidos e começam a tomar as vitrines brasileiras. Confira.

   Divulgação

VITRINE ELETRÔNICA | Ice interactive
Necessário fazer orçamento
O próprio vidro da vitrine vira um monitor touch screen no qual o cliente pode navegar e conferir os produtos, sem precisar entrar na loja. A tecnologia permite acesso a informações básicas, como preço, cores disponíveis, promoções e disponibilidade no estoque. Uma boa estratégia para atrair clientes arredios que não gostam de ser assediados por vendedores.

  Divulgação

HOLOGRAFIA | Angrakxus
De R$ 20 mil a R$ 30 mil
Que tal uma supertop model exibindo as roupas da coleção em sua loja? Ter uma holografia pode ser mais fácil que contratar a verdadeira. Para conseguir o efeito, é necessário um projetor, uma película especial e um computador. O equipamento também pode ser alugado por R$ 500 ao dia.

   Divulgação

PISO INTERATIVO | FMG Produções
A partir de R$ 12 mil
Com esta tecnologia, o chão se transforma em uma tela que reage ao toque dos pés. Pode ser usada para exposição da marca, exibição de produtos ou para jogos.

   Divulgação

VÍDEO NO VIDRO | Midia Ativa
Necessário fazer orçamento
Uma película colada sobre a vitrine permite que o vidro exiba filmes como se fosse uma tela de projeção. O principal efeito acontece quando as pessoas passam em frente à vitrine, que detecta o movimento e muda o filme — exibindo promoções ou convidando o cliente a entrar na loja, por exemplo.

DIFUSOR DE FRAGRÂNCIAS | Croma
De R$ 299 a R$ 950
É um aparelho que espalha perfume pelo ar. Não usa líquidos, mas microcápsulas secas, que duram mais tempo no ar. O preço varia de acordo com a potência do aparelho, proporcional ao tamanho da loja. O menor é indicado para espaços de até 50 m² e o maior, para ambientes de até 300 m².

ETIQUETA SONORA | Gomus
Necessário fazer orçamento
Um pequeno chip inserido na etiqueta controla a música ambiente do provador. Dá para criar identidade para cada tipo de peça. Por exemplo, roupas de festa com música de balada e moda surfe com sons marinhos.

PAREDE DE LED | Linha IcolorFlex Phillips
R$ 1.500 (rolo de 5 metros de luzes)
As lâmpadas vêm em rolos de cinco metros, que devem ser esticados sobre as paredes. Combinadas, as várias lâmpadas criam uma ambientação colorida e podem formar desenhos e transmitir anúncios.

   Divulgação

OUTRAS TECNOLOGIAS

Conheça o que mais vem surgindo para o varejo

SMS > A Daffy’s, de Nova York, bolou recentemente uma campanha interessante via SMS: modelos ficavam na vitrine experimentando as peças que os clientes escolhiam por mensagem
de texto.

PROVADOR VIRTUAL > Provadores com realidade aumentada sobrepõem as peças no corpo dos clientes. A empresa americana UniqueScan criou uma cabine com sensores que mapeiam o corpo em 200 mil pontos e determinam com precisão as medidas. Depois de ter o corpo escaneado, o cliente se dirige a um monitor e escolhe as roupas. As medidas podem ser usadas inclusive em compras pela internet.

QR CODE > É uma espécie de código de barras que traz dados ininteligíveis. Quando captados por uma câmera, como a de um celular, os códigos se transformam em uma mensagem. A Calvin Klein dos EUA usou a tecnologia para divulgar peças publicitárias que haviam tido a exibição em outdoors vetada por serem picantes demais.

Por Thiago Cid – PEGN

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em fevereiro 9, 2011, em marketing, tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: