A IMPORTÂNCIA E O CRESCIMENTO DAS GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS


Estudo sobre os cursos superiores de tecnologia, desenvolvido pelos professores universitários Helio Rosetti Junior e Juliano Schimiguel, ressalta o crescimento e importância dessa modalidade de graduação para as empresas e o mercado de trabalho.

Leia mais ->

A educação superior no Brasil está experimentando um grande crescimento nas graduações de modalidade tecnológica. Institutos de Tecnologia e Faculdades estão sendo implementados em todo o país, possibilitando aos estudantes a opção de graduação mais focada, para atender às demandas do mundo do trabalho.
O quantitativo de matrículas em cursos superiores de tecnologia foi o que mais cresceu no país, em comparação com as demais formas de graduação, conforme o Censo da Educação Superior 2009, divulgado em janeiro deste ano. Nessa forma de graduação, a elevação do número de matriculas foi de 26,1%, em comparação com o ano anterior. No ano de 2008, o país contava com 539 mil matrículas, quantidade que subiu para 680 mil em 2009. O Censo contabilizou aproximadamente 5,9 milhões de matrículas na educação superior brasileira.
Isso indica que existe uma enorme demanda pressionando as academias brasileiras por modalidades de graduação mais focadas em áreas do saber. A rede de ensino superior mais atenta a essas novas necessidades do mercado é a particular. Dessa forma, as instituições privadas vêm liderando a oferta de novos cursos de tecnologia no ensino superior.
Desde 2001, os cursos superiores de tecnologia vêm conquistando espaço em um contexto antes dominado pelos cursos de bacharelados e licenciaturas. Nesse período de tempo, o número de estudantes matriculados nesse nível de ensino passou de 69 mil para os atuais 680 mil. Isto representa um aumento de 985%. Para uma comparação, no mesmo período, o número de estudantes em cursos de bacharelado cresceu aproximadamente 186%.
A escolaridade precária e o treinamento rápido não são mais suficientes para o trabalho com tecnologias avançadas. Assim, a formação universitária mais objetiva surge como uma oportuna via de formação do profissional para as organizações modernas. Em países como a Espanha e os Estados Unidos aproximadamente 40% dos cursos universitários são de modalidades específicas, visando melhor preparar o profissional que já atua no mundo do trabalho.

O Brasil ainda tem muito que avançar na formação acadêmica dos profissionais, buscando uma atuação competitiva das empresas e dos produtos nacionais.

As demandas crescentes por novas modalidades de cursos universitários mais ajustados com o mercado são indicadores importantes para a vida universitária na perspectiva de uma ação acadêmica mais voltada para as necessidades das organizações empresariais.

Fonte: Administradores

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em fevereiro 3, 2011, em Gestão. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. O problema é que muitas instituições e empresas, não reconhecem este modo de graduação. Me corrija se eu estiver errado, para concursos públicos eles não são reconhecidos.

    • Cometi um engano, pois meu comentário é sobre cursos superiores de tecnologia a distància, e seu estudo é sobre os cursos presenciais.

    • Exato, em concursos públicos ainda não são aceitos. Um grande erro. Deve ser por isso que funcionário público é sempre burocratico!

  1. Pingback: Tweets that mention A IMPORTÂNCIA E O CRESCIMENTO DAS GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS « Gustavo Lima – Marketing Digital & Comércio Eletrônico -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: