10 Dicas Para Uma Loja Virtual de Sucesso


Dicas para o sucesso no ecommerceUma loja virtual de sucesso não surge da noite para o dia e existem algumas dicas essenciais para quem deseja ingressar nocomércio eletrônico. Em 2009, o e-commerce no Brasil movimentou cerca de 210 bilhões de reais em negócios. Os números sobre negócios realizados em loja virtuais brasileiras, divulgados pela FGV-EAESP, representam somados os valores das transações negócio a negócio (B2B), de 150 bilhões de reais, e negócio a consumidor (B2C), de 60 bilhões de reais.

Porém, embora os números sejam bastante positivos e o mercado promissor, é preciso corresponder à expectativa de seus consumidores online.

Para isso, o GetElastic elaborou essa lista sobre o que seus clientes esperam de uma loja virtual, baseando-se numa pesquisa elaborada pela OneUpWeb. Veja as conclusões do estudo:

Clareza nos preços – Um dos principais motivos que levam à desistência da compra. Seja objetivo e coloque o seu diferencial. O consumidor vai adorar a sua transparência e vai ganhar confiança.

Credibilidade e segurança – Para oferecer uma experiência de navegação agradável ao usuário, é aconselhável ter um design clean, além de normas de segurança, classificação dos produtos e um endereço para ajuda. Crie uma navegação intuitiva e várias formas de interação imediata. Não deixe a dúvida do cliente inviabilizar a compra.

Exposição do produto – Não basta apenas expor seu produto, mas também buscar uma forma de manter seu consumidor interessado em explorar o site. Já pensou em colocar um pequeno vídeo do produto na página de detalhes? Não? Saiba que isso aumenta em muito a sua taxa de conversão.

Design da loja – Conta muito na hora de se apresentar como confiável e mais ainda, deve ser dirigido ao seu público. Um bom exemplo é o de lojas voltadas para os adolescentes.

Cálculo imediato – Mostre o preço final do produto, incluindo taxas de entrega, descontos e demais valores. O consumidor quer saber exatamente o que vai estar pagando e por isso, se antecipe e forneça o mais rápido possível estes dados.

Canal de procura – Quanto maior seu catálogo de produtos, maior a importância de facilitar a busca de seus consumidores de uma maneira direta. Procure também por ferramentas capazes de sugerir produtos alinhados ao que ele procura. Não se esqueça que a compra de impulso é geralmente a mais irresistível e mais vantajosa.

Privacidade – Não basta apenas ter uma declaração de privacidade, mas uma capaz de permitir que seu cliente encontre as informações necessárias. Declaração de privacidade todo mundo tem, ou pelo menos deveria, mas deixar ela pública e acessível é outra estória.

Opinião dos consumidores – Muitos estudos mostram a importância de ter um espaço dedicado à testemunhos e comentários de outros usuários. Saber o que as pessoas que compram em sua loja acham do seu procedimento ajuda a criar uma imagem mais propícia às compras.

Serviço ao consumidor – Nada menos que 76% dos clientes querem mais informações à respeito dos produtos que desejam. Um serviço online pode reduzir o número de desistências e facilitar a comunicação entre empresa e consumidor. Os sistemas de atendimento on-line são ótimos para isso.

Direcionamento para redes sociais – Um em cada cinco consumidores querem compartilhar informações através de suas redes sociais. Coloque ferramentas fáceis para a transmissão dessas informações. Você sabia que consumidores que conhecem lojas pelas redes sociais tem muito mais chances de comprar em sua loja? Leia este artigo.

 

 

Fonte

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em novembro 11, 2010, em comércio eletrônico - marketing digital - brasil e china no comércio eletrônico mundial - internet: rede de pessoas., E-mkt Brasil - marketing - webcommerce - marketing digital - comércio eletrônico tudo que você precisa saber sobre comércio eletrônico - marketing digital - brasil e china no comércio eletrônic. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá Gustavo,

    Trabalho em uma empresa que presta o serviço de criação de loja virtual.

    Muito interessante a pesquisa. Acho que serve de aviso para muitas pessoas que pretendem começar um negócio virtual. Acredito que os principais fatores que fazem a loja vender é oferecer exatamente aquilo que o consumidor procura a um preço interessante e com informações claras sobre frete, entrega, etc. Todo o resto influencia, lógico, como a pesquisa mesmo aponta, mas acredito que estes fatores principais são decisivos para determinar o sucesso ou não do negócio.

    O que eu quero dizer com aviso para pessoas que pretendem começar é que existe sempre a necessidade de planejar. No planejamento serão levantados pontos como situação do mercado, concorrentes, público-alvo, etc, realizando assim um pequeno plano de negócios. Esses dados vão dar uma base muito mais sólida para o negócio que está nascendo e o empreendedor vai ter certeza de que está vendendo algo que realmente é procurado, além de saber que o seu preço é interessante comparado ao da concorrência.

    Além disso, não basta simplesmente abrir a loja virtual e esperar que os clientes comprem. Há necessidade de executar ações de marketing que gerem tráfego para o site. Uma das formas mais eficientes para isso é a otimização para sistemas de busca (SEO).

    • Brunão, obrigado pelo comentário.

      Gostei muito da parte do PLANEJAMENTO. Acho que é o que tá faltando para algumas empresas que são consideradas boas a atuarem nessa plataforma do mercado.

      Obrigado pela colaboração!

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