Tendências do E-Commerce Para 2011


Tendências para o e-commerce em 2011 - Comércio eletrônicoNem bem 2010 acabou e já estamos falando em 2011. Na Internet é assim mesmo, a velocidade exige agilidade em uma corrida que não para nunca e está sempre apresentando novos desafios. Nocomércio eletrônico não é diferente, um dia nunca é igual ao outro e a pesquisa por tendências e novidades já começa nas primeiras horas do dia. Por isso, já é possível fazer algumas projeções em termos detendências para 2011, que promete muitas novidades e mudanças de táticas, principalmente no que diz respeito ao marketing e logística de entrega.

Plataformas de e-commerce mais sofisticadas

As plataformas de e-commerce deverão incorporar cada vez mais recursos em 2011 transformando-se em sistemas altamente interativos e proporcionando uma melhor experiência de compra para o usuário. Nas plataformas open source, o Magento deverá consolidar sua liderança e promete novidades ainda no primeiro trimestre. Em termos de plataformas alugadas espera-se uma adaptação dos sistemas atuais às necessidades de um processo profissional de SEO, uma vez que muitos sistemas de comércio eletrônico que estão disponíveis no mercado atualmente ainda são bem precários neste quesito. Outra reivindicação dos lojistas virtuais que utilizam este tipo de solução para criar suas lojas será certamente a inclusão de funções de interatividade com as mídias sociais nas plataformas de aluguel.

Profissionalização da administração de lojas virtuais

A época em que a “menina da contabilidade” era designada para administrar a loja virtual da empresa faz parte do passado. A gestão de e-commerce é coisa séria e exige cada vez mais pessoal qualificado para o desempenho das diversas tarefas que envolvem a rotina do varejo virtual. A especialização em áreas como marketing digital e logística passarão a ser cada vez mais exigidas e o conhecimento e engajamento nas mídias sociais também passará a contar como diferencial na hora da escolha do profissional nesta área.

Mais atenção a logística de entrega

logística deverá ter uma atenção especial do mundo do comércio eletrônico em 2011. A perspectiva de um apagão de entregas no Natal de 2010 já deixa muita gente sem dormir e pode macular a boa imagem que o e-commerce brasileiro construiu até agora. Por isso, é certo que os pequenos e médios players do e-commerce voltarão seus olhos para outras formas de entrega que não os Correios para não correrem o risco de ter sua imagem prejudicada junto ao público por atraso na entrega das mercadorias. Os grande players deverão buscar melhorias em suas estruturas próprias, o que deixará a competição ainda mais acirrada.

Ainda mais importância para o SEO no E-Commerce

marketing de busca está migrando com muita forma para a busca orgânica. A cada ano a receita de links patrocinados do Google vem caindo entre 12% e 15% em função da baixa qualidade daslanding pages dos links patrocinados. Por isso já em 2010 constatou-se uma procura muito grande pelo serviço de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca – em lojas virtuais. O varejo virtual deve investir cada vez mais nessa tecnologia e para isso irá buscar cada vez mais a capacitação de profissionais nesta área para atuarem no dia-a-dia dos negócios.

Marketing nas redes sociais em alta

O que parecia grande em 2010 ficará ainda maior em 2011. O marketing nas redes sociais ficará cada vez mais intenso e sofisticado exigindo muita criatividade e tecnologia para enfrentar os novos desafios. O marketing em mídias sociais ganhará uma expressão ainda maior que já tem hoje e certamente será o diferencias em termos de marketing digital em 2011. Uma atenção especial deverá ser dada ao Facebook que promete ser a bola da vez em 2011. O Twitter também promete novidades em termos de marketing, mas ainda faltam detalhes que possam justificar uma aposta nessa ferramenta.

 
Fonte: Blog de E-commerce

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em outubro 18, 2010, em e-commerce, e-marketing. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: