Sistemas Operacionais bacanas!


sistemas

Nem só de aplicativos vive a Web 2.0. Saiba mais sobre quatro sistemas operacionais disponíveis na internet.

ICloud

Você já imaginou a facilidade de ter todos os seus arquivos, programas preferidos, contatos, emails, games, enfim, seu sistema operacional inteiro disponível em qualquer lugar do mundo? É uma proposta tentadora e, felizmente, atingível por qualquer mortal. Com o iCloud é possível ter um desktop com todas as ferramentas que você mais usa, rodando diretamente nas nuvens com a ajuda do seu navegador.
Todos sabem que novas tecnologias facilitam o transporte e acesso de dados  para qualquer computador. Entretanto, ao usar o Google Docs, por exemplo, você pode ter acesso apenas a arquivos determinados. Se você usar o pendrive para carregar seus documentos ou programas, corre o risco de infectá-lo com um vírus, caso o conecte em computadores públicos, pode perder o dispositivo , dentre diversas outras situações. Porém, se você usar um desktop online, as chances de perder suas configurações são remotas, já que está tudo no mesmo lugar e em servidores seguros. iCloud é, além de seguro, uma opção de serviço online completa para satisfazer suas necessidades pessoais, profissionais, acadêmicas, familiares e tudo mais que você precisar.

YouOS
Precisa fazer diversas tarefas em apenas uma janela de navegador? Por mais que seja uma abreviação rasteira, esta pode ser apontada como uma das vantagens dos sistemas operacionais online.
Como o próprio nome mostra, o YouOS se apresenta como – e realmente é – uma opção altamente personalizável. Tanta opção, porém, implica em certos conhecimentos de programação, que pode fazer do YouOS um serviço ideal para programadores.

Quem pretende apenas ler e-mails e escrever um texto dentro do mesmo browser, no entanto, não têm do que reclamar. O navegador interno do YouOS funciona muito bem, assim como seu simples, porém competente, editor de textos.
Recados podem ser colados pela área de trabalho e a única falha no YouOS é sua parte de comunicação, com um mensageiro instantâneo que só fala com outros usuários do serviço e um chat com dezenas de usuários misturados sem filtragem alguma.

EyeOS
O EyeOS se distancia da área de trabalho que você usa no seu computador com seu sistema de acesso a aplicações (parecida com a popular Dock, do Mac OS X) e pelo visual psicodélico que pode incomodar usuários mais recatados.
Mais que o visual, porém, o que torna o uso do EyeOS desanimador é o ainda escasso número de funções essenciais para um sistema operacional online. O EyeOS navega bem na internet pelo EyeNav e tropeça quando o assunto é edição de textos no EyeEdit. E só.
Fora isto, o sistema operacional conta com jogos em Flash que respondem mal aos comandos e os mesmo chats desordenados presentes em outras opções – o que, ainda assim, não faz do EyeOS um sistema online digno do usuário se cadastrar.

NetVibes
O Netvibes não chega a ser um sistema operacional online, mas lidera as chamadas páginas personalizáveis da Web 2.0, endereços que o usuário monta com o conteúdo que preferir.
O serviço permite a criação de diversas abas no mesmo site, com inscrição de feeds de RSS, blocos com notícias de fontes diferentes, demonstração de fotos do Flickr e janelas com o e-mail do usuário integrados na mesma página.
Com a formatação, o usuário pode dispensar seu leitor de RSS e inscrever suas fontes de notícia em apenas uma interface, além de integrar pequenos serviços, como busca na web e edições de textos online, a partir de uma janela do navegador.

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em setembro 8, 2010, em Internet, tecnologia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: