10 dicas para otimizar campanhas em redes sociais


De acordo com o relatório da Mzinga & Babson Executive Education study, 80% dos profissionais não medem suas ações nas redes. Mas se você tem interesse em conhecer os resultados de suas ações, seguem 10 métricas que podem ser utilizadas:

1) Acessos:  meça os acessos de cada rede social em que você atua

2) Tempo de engajamento: Se você tem um aplicativo no Facebook, quanto tempo as pessoas ficam no mesmo? O tempo vem aumentando?  Se as pessoas acessam seu site oriundas das redes sociais, quanto tempo elas gastam nele?

3) Bounce rate (taxa de rejeição): Os visitantes que chegam ao seu site através das redes sociais, costumam ir embora rápido (ex: caem na homepage e saem) ou navegam por mais páginas? Quando há uma taxa de bounce rate alta, provavelmente as pessoas não estão encontrando facilmente aquilo que procuram.  Talvez seja necessária uma revisão em seu site.

4) Interação com o conteúdo e tamanho da rede:  Como está a interação dos seus seguidores com o seu conteúdo?  Colocam comentários, dão RT’s, Replies, etc…? O seu número de seguidores está crescendo?

5) Atividade: Quantos dos seus usuários ou seguidores são ativos e participativos (dividir os usuários ativos pelo número total de usuários)

6) Conversões: Suas conversões estão crescendo (em vendas, assinaturas ou qualquer outra coisa que você deseja medir)?

7) Menções à sua marca: Estão falando bem ou mal da sua marca?  Quantas menções ocorreram no período? Acompanhe o quê estão falando e em qual quantidade/frequência…

8 ) Fidelidade: As pessoas estão voltando ao seu site/redes?  Estão compartilhando seu conteúdo?

9) Viral: As pessoas estão divulgando o seu conteúdo/ links para suas próprias redes (Ex: retwitando ou repassando updates do facebook)?

10) Blogs: Os blogs fazem parte das redes sociais, desde que você permita que postem comentários e interaja com seus leitores. Nesse caso, o conteúdo do seu blog está sendo compartilhado e indicado pelos seus leitores?

De acordo com os objetivos do seu negócio, escolha as métricas que mais lhe atendem.  Existem outras métricas que você costuma acompanhar e que não estão nessa lista?  Compartilhe conosco

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em agosto 19, 2010, em e-commerce, e-marketing, E-mkt Brasil - marketing - webcommerce - marketing digital - comércio eletrônico tudo que você precisa saber sobre comércio eletrônico - marketing digital - brasil e china no comércio eletrônic. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: