Google começa a suspender redirecionamento em site na China


O Google anunciou que planeja suspender o redirecionamento automático dos usuários do site Google.cn para a página da companhia em Hong Kong, em um esforço para garantir a renovação da licença para operar na China.

David Drummond, vice-presidente jurídico do Google, informou em um blog que a empresa já havia começado a direcionar pequeno volume de usuários a uma página de aterrissagem no Google.cn, que conduz ao Google.com.hk, e que em breve suspenderia todo o redirecionamento.

O Google fechou seu portal na China em março por preocupações com a censura no país, e passou a direcionar os usuários ao site em Hong Kong. Entretanto, a licença operacional que permite o uso do antigo endereço para redirecionar usuários expira na quarta-feira.

“Ficou claro nas conversas que tivemos com funcionários do governo chinês que eles consideram o redirecionamento inaceitável, e que se continuarmos a redirecionar os usuários nossa licença como provedor de conteúdo de Internet não será renovada,” escreveu Drummond na madrugada de segunda-feira.

“Sem licença como provedor de conteúdo, não podemos operar um site comercial como o Google.cn, o que significa que o Google ficaria literalmente excluído da China,” acrescentou.

A nova página do Google é bastante simples, com uma imagem do logotipo da empresa e uma caixa de buscas desativada. Abaixo, uma mensagem informa que “já nos transferimos para google.com.hk” e “por favor salve nosso endereço em seus favoritos.”

O Google anunciou em janeiro que poderia abandonar a China devido à censura, após ter sofrido um sofisticado ataque de hackers originado no país asiático.

A empresa manteve a promessa de pôr fim à autocensura requerida por Pequim como condição para que continuasse a operar na China —o que levou ao redirecionamento para Hong Kong—, mas está trabalhando com o objetivo de manter alguma presença na China.

(Por Emma Graham-Harrison, Michael Wei e Melanie Lee)

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em junho 29, 2010, em comércio eletrônico - marketing digital - brasil e china no comércio eletrônico mundial - internet: rede de pessoas.. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: