E-commerce poderá crescer 27% na America Latina


O comércio via internet, ou e-commerce, pode crescer 27% este ano na América Latina se seguir o ritmo do primeiro trimestre, alcançando valores próximos dos US$ 28 bilhões R$ 51,5 bilhões). A estimativa é de estudo a ser publicado na edição de junho da revista AméricaEconomia.

Em 2009, essa modalidade de negócios cresceu 39,2%, alcançando US$ 21,77 bilhões em toda região. No Brasil, que responde por 60% de todo o comércio eletrônico latino-americano, o consumo total passou de US$ 8,57 dólares, em 2008, para US$ 13,23 bilhões no ano passado.

Em percentual do PIB, o chamado B2C (business to consumer, ou venda eletrônica direta ao consumidor) também cresceu na América Latina. Em 2008, 0,35% do PIB latino-americano provinha do e-commerce, enquanto em 2009 esse número subiu para 0,52%. No mercado brasileiro, o salto foi de 0,52% para 0,84%.

De acordo com analistas ouvidos pela AméricaEconomia, parte desse crescimento pode ser atribuída ao aumento da demanda em número e na disposição do consumidor em comprar, à medida que gerações educadas com a internet começaram a trabalhar e agora podem exercer seu poder de compra via web.

“Finalmente, alcançamos uma razoável massa de usuários na América Latina, suficiente para que muitos modelos de negócio na internet conquistem rentabilidade mais rapidamente”, afirma o argentino Alec Oxenford, fundador da casa de leilões online DeRemate.com, que foi comprada pela MercadoLivre.com.

No entanto, a pesquisa mostra que esse incremento ainda não se dá uniformemente. Em alguns países, como Colômbia e Peru, a crise foi usada como justificativa para adiar investimentos em tecnologia e logística, consideradas essenciais para a evolução do e-commerce.

De acordo com o estudo, o perfil do mercado brasileiro está mais sofisticado. Em 2009, pela primeira vez, os eletrodomésticos apareceram na lista de artigos mais comprados pela internet, com um crescimento de 137% nas vendas em comparação a 2008.

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em junho 8, 2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: