Como contratar um Gestor de Ecommerce (Atualizado) Junho


Desenhar site já deixou de ser algo surpreendente há muito tempo na internet.

Hoje há grande diferença em você saber transformar dados em negócios rentáveis e lucrativos.

E como entender tudo em relação a este universo?

Hoje, muitas empresas que trabalham no offline¹ e se encorajaram para entrar de fato no online e atrair novos clientes e negócios, mas ainda não criaram toda a maturidade para compreender esse novo aspecto.

É comum hoje vermos algumas seleções para a área, e como será o perfil desejado?

Primeiro, vou descrever a forma como eles pensam:

- Preciso de um programador, alguém que saiba mexer com PHP, ou ainda em casos extremos preciso de alguém como experiência em vendas.

Para as duas coisas vai algumas perguntas:

Como eu ofereço o meu produto a alguém que eu não posso conversar, nem chamar atenção pelos meus gestos (para muitos isso é um desafio impossível)?

Com a internet as lojas perderam o poder de negociação com o clientes, os clientes escolhem numa velocidade muito maior o que quer, de quem quer e o quanto quer pagar. Mais um desafio!

Lembrem-se, estar na internet não significa só ter um site e pronto.

Além de tudo alguns conhecimentos são super necessários como, pagamento, logística, marketing, matemática financeira, estatística e afim. Lembre-se apenas a experiência de ter um dia comprado em um grande varejista não é suficiente.

 

Quais seriam as perguntas que o RH deveria perguntar ao tentar programar uma seleção:

  • Qual perfil eu preciso contratar?
  • Como funciona um negócio online?
  • Como esse tipo de negócio pode atrair maiores e melhores clientes para o meu negócio?
  • Quais as vantagens de ter um negócio online?

Perguntas aparentemente complexa, porém se respondidas de forma correta poderá trazer melhores resultados para os negócios.

Ai vai algumas ficas:

Contrate alguém com mais formação que o necessário, apenas pessoas da TI podem possuir visão focada em outro aspecto, contrate alguém do marketing ou da administração. Como essa pessoa estudou algo mais amplo você poderá ter alguém que observe o todo. Claro que existem profissionais com todos os conhecimentos citados acima.

Pós-graduações são sempre bem vindas, hoje existem em nosso país pós em COMÉRCIO ELETRÔNICO, quem sabe lá estará o seu gestor. Nessas pós-graduações o ensinamento é bem completo e ao contrário que alguns podem pensar não se trata de um CÓDIGO EM PHP. Isso é um grande negócio.

Criativos, inquietos e multifacetados, característica da geração Y, essas são bons, conseguem ter visão critica em relação ao negócio e conseguem recriar uma melhor dimensão e entendimento sobre o que precisa ser feito e administrado. Além disso, os próprios hábitos destes são basicamente iguais ao do e-consumidor² é mais fácil que esse identifique as necessidades dos consumidores, mas isso não é uma regra.

Todo mundo entende de juros simples, juros composto? Matemática Financeira, pesquisa de mercado, comunicação digital? Isso tudo é preciso saber. Como identificar e negociar os melhores juros com banco? Juros à prazo ou desconto? Como entender as previsões do mercado? Contratar um cartão de crédito ou usar o modula é melhor por conta da negociação de juros ou é melhor esperar o dinheiro girar? Tá vendo, são aspectos completos.

Existem empresas no Brasil que estão passando por uma batalha e não consegue obter sucesso devido não saberem do que precisam. Pessoal mais atenção!

Na hora de contratar, fique esperto. Não se trata de um código em PHP e sim de um grande e crescente negócio!

1. (offline) termo usado para dizer que empresas que não atuam via internet, que não possuem ramificação (o contrário de online); 2. (e-consumidor) consumidor que compra na internet.

About these ads

Sobre Gustavo Lima

- Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará; - Especialista em Comércio Eletrônico - Gestão de E-commerce (Internet Innovantion) - Marketing Digital pela Internet Innovation; - Professor das disciplinas Gestão Aplicada e Ética - WebExpert de Google AdWords - Twitter: @gustavolimamkt

Publicado em maio 31, 2011, em compras coletivas, e-commerce, E-mkt Brasil - marketing - webcommerce - marketing digital - comércio eletrônico tudo que você precisa saber sobre comércio eletrônico - marketing digital - brasil e china no comércio eletrônic, Gestão, Internet, Pessoas, Vagas. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 951 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: